2012-02-01

Política...


Sócrates não foi o único grande filósofo Grego. Sim, GREGO! 
E andam uns certos senhores a tratar esse povo como "uma cambada"....

Deixa-se ainda a citação, retirada da página Despertai Consciências de Portugal e que aí surge, associada a esta imagem e a esta frase atribuída a Platão:

"Ponto 1: A palavra política deriva do grego πολιτικός, de "para, ou relacionado com os cidadãos."


Ponto 2: Platão não se referia especificamente ao acto de eleger representantes para decidirem por nós, ele referia-se a nós tomarmos as decisões que NOS DIZEM RESPEITO.



Se não aprendes a governar, serás sempre governado por outros. A verdadeira governação começa por te saberes governar a tí, à tua mente, às tuas emoções, o teu corpo, o teu espaço. Quando atingires esse nivel, e houver uma massa critica de individuos que o atinja, a classe politica será erradicada pois será obsoleta, de outra forma seremos governados por eles, não porque eles sejam mais conscientes que nós, mas porque aprenderam a fazê-lo (governar os outros).



Fonte da citação: A República de Platão



"Now the worst part of the punishment is that he who refuses to rule is liable to be ruled by one who is worse than himself."

~Platão (c. 400 a.c.), Grécia"


E como relembrava ontem o Professor Salvato Trigo na sua lição magistral de ontem, citando Rousseau: "Demora muito mais a fazer um cidadão do que um homem"...

Sem comentários: