2012-05-30

Do Eu Solitário ao Nós Solidário: Frei Ventura e Joaquim Franco

Quem é o homem que a TSF escolheu como “figura do ano” em 2010
(nota: carregue no link acima para ouvir a entrevista, como aperitivo...)


Frei Fernando Ventura, franciscano capuchinho, nasceu em 1959. É acima de tudo um pensador. Um homem radical no seu pensamento e na sua frontalidade. Um homem que nos traz de volta a Política, no seu sentido mais nobre. 


Frei Ventura e Joaquim Franco publicaram um livro, resumo das suas conversas televisicas, cujo título já anuncia ao que vêm: Do Eu Solitário ao Nós Solidário.
Trata-se de um livro que nos é "apresentado como uma «conversa intimista e sem preconceitos sobre Deus, o Homem e o Mundo. Divagações e reflexões sobre a actualidade com viagens ao passado para melhor podermos escolher um caminho de futuro».






Joaquim Franco é jornalista da SIC. Frei Ventura é teólogo e biblista, foi professor de Ciências Religiosas no ISCRA em Aveiro. É intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé. Colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais, como a Ordem dos Capuchinhos, a OFS e a Federação Bíblica Mundial. Pertence ao quadro de redactores da revista Bíblica, onde assina artigos de aprofundamento teológico. Autor do primeiro estudo sobre Maria no Islamismo, lançou o livro Roteiro de Leitura da Bíblia


Ministra cursos e retiros, percorre o mundo, de convite em convite ou  de conferência em conferência, como tradutor. É comentador regular de diversas rádios e televisões, de assuntos religiosos mas, sobretudo, de assuntos sociais e políticos.


Por isso mesmo se impõe um debate com Frei Ventura e Joaquim Franco


Pode inscrever-se em Fórum Portucalense ou através do e-mail: geral@forumportucalense.pt (o debate é gratuito mas agradece-se pré-inscrição)

Sem comentários: