2010-01-17

Journal of Democracy

Um artigo de opinião é sempre isso mesmo: um artigo de OPINIÃO. Por outras palavras, não deve pretender ser uma exposição de factos, antes expressar um ponto de vista sobre dada situação ou acontecimento, ao contrário da notícia.

O Professor Carlos Espada não é jornalista. É um cientista político com um notável trabalho a favor desta área do conhecimento em Portugal, tendo criado o primeiro instituto de estudos políticos em Portugal, O IEP-UCP, na Universidade Católica, em meados da década de 90, e conseguiu que haja hoje, em Portugal, o começo do que podemos considerar uma massa crítica mínima em termos de ciência política. O seu trabalho foi ainda mais notável por ter conseguido colocar o IEP-UCP no mapa da ciência política mundial, sendo frequente ver pelo IEP docentes de topo das melhores universidades Norte Americanas, Britânicas, Brasileiras ou Europeias, e havendo alunos do IEP-UCP a fazerem intercâmbios emesmo Doutoramentos ou programas de investigação nas melhores universidades desses paíes, onde o IEP-UCP é, de facto, altamente reconhecido por muitos dos investigadores, docentes, opinion makers e até dos mais importantes autores nesta área..

Se em 1975 João Carlos Espada defendia o Maoismo e em 1984 estava fortemente ligado à esquerda liberal, uns anos depois era assessor do Presidente Mário Soares, e seguia depois para Oxford, onde fez o doutoramento com o que podemos considerar ser um "social democrata à inglesa", e um dos grandes pensadores políticos do século XX, Ralf Dahrendorf, infelizmente desaparecido recentemente e sobre o qual já aqui escrevemos neste blog. Desde aí a sua ligação ao mundo anglo-saxónico é reconhecidamente forte, sendo um defensor e promotor de uma aliança trans-atlântica cada vez mais forte.

Progressivamente, o Professor Espada tem vindo a seguir uma evolução que, para a maior parte dos observadores, o coloca cada vez mais à direita, com convites e destaque a diversas personalidades de destaque dos Neo Conservadores americanos, como Irving Kristol (também ele falecido há relativamente pouco tempo) ou Gertrude Himmelfarb.

Esta evolução contínua e progressiva no sentido de um maior conservadorismo, num percurso sempre "para a direita", tem sido criticada por muitos, mas ninguém lhe retira o mérito do trabalho de construção do IEP-UCP, de o ter tornado no centro de estudo da ciência política de referência a nível nacional e com forte reconhecimento internacional, mais importante, de se ter mantido fiel, desde os anos 80, aos princípios da defesa da democracia plural e de ser um defensor acérrimo do debate de ideias e de o promover através da escrita, do IEP-UCP, de seminários, da Associação Portuguesa de Ciência Política, a que já presidiu, e de outras organizações e iniciativas.

É neste contexto que devem ser lidos, idealmente, os artigos de opinião: conhecendo o seu autor, o seu percurso e a sua obra, pelo menos minimamente. E é também por isso que recomendamos, em geral, os artigos do Professor Espada e, muito em especial, o que foi ontem publicado no i sobre o 20º aniversário do Journal of Democracy e, de modo indirecto, sobre todo o quadro político norte-americano, sobre os Reagan Democrats, e a sua relação com a realidade Europeia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grandes coisas do seu homem, osocratico.blogspot.com. Eu li seu material antes e você está simplesmente muito impressionante. Eu amo o que você começou aqui, amo o que você está dizendo e do jeito que você diz. Você faz isso divertido e você ainda conseguem mantê-lo inteligente. Eu não posso esperar para ler mais de você. Este é realmente um grande blog.