2011-08-25

Portugal… Positivo! (pelo menos visto por fora…)

Nesta altura é importante compreender e focar no que temos de potencial e de positivo. Alguns exemplos:

O FC Porto, que mesmo sem Falcão e Álvaro Silva conseguiu um jogo mais equilibrado com o Barcelona do que o Manchester United na última final Europeia, é dado como exemplo de gestão, seja na Marca (jornal desportivo espanhol), seja no site oficial da UEFA num artigo com o título “ The Porto production line” -

A política Portuguesa anti-drogas e os seus resultados têm sido dados como exemplo internacional, inclusive por grandes especialistas da ONU e personalidades, pelo Cato Institute e até pelo Finantial Times, sendo até recomendada a Obama, como já referimos mais do que uma vez neste blog, e é-o de novo. Claro que está envolta em polémica (política de sucesso ou falhanço rotundo?) e… sujeita a cortes que a podem suspender…

Os museus portugueses ganharam prémios internacionais recentemente, e vários são agora aconselhados por um roteiro britânico. Também a Estação de Comboios de São Bento é recomendada, como das mais bonitas do mundo. Já o Museu de Serralves assinou um acordo com o Museu Rainha Sofia que permitirá troca de coleções e outras iniciativas comuns.

Apesar de não se saber por quanto tempo, a resiliência dos portugueses – muitas vezes apontadas como uma das nossas características mais fortes – é elogiada, na forma de resistência às medidas de austeridade.

Avanços no conhecimento e na tecnologia, como a descoberta do “segredo da loirinha” e a criação da embalagem tecnologia, primeiro resultado do centro de nanotecnologia de Braga, um excepcional investimento… público, luso-espanhol.

Paulo Portas, novo MNE, aponta mesmo como fundamental: quando defende a “diplomacia do croquete” e a importância de trabalhar a percepção externa. Claro que os 400 telegramas divulgados não ajudam …

Sem comentários: