2011-07-03

Liderança política, verdade e falta de humildade…

O Subsídio de Natal será reduzido. Não são boas notícias. Mas poderiam ser piores. Só tem subsídio quem tem emprego  e este é minimamente seguro e tem contrato. Há gente que está bem pior.

O problema maior não são os cortes e os "pacotes de medidas" sucessivos, mas o facto de lideranças (Sócrates, agora PPC), fazerem afirmações definitivas e taxativas, enfáticas até, sobre coisas que não controlam e sobre as quais não podem ter certezas! Revelam falta de inteligência pois é assim que se mina a confiança na classe política e governante, minando-se assim a motivação e a capacidade de aceitar as medidas e o abaixamento dos níveis de vida - que seria maior se for em nome de esperanças e objetivos claros e consistentes - e a própria coesão social. Com este jogo afirmação-desmentido (dizer algo, fazer o contrário) consegue-se apenas aumentar revolta e perder credibilidade. As medidas podiam ser as mesmas, mas o seu efeito psicológico era muito menor se não fossem precedidas dos desmentidos e garantias de que não iam ocorrer. E a gestão da motivação e da confiança é vital para a recuperação económica do país, como de qualquer empresa! O clima de confiança é determinante. Temos líderes que não o sabem gerir. E por isso são maus líderes. Fazem bem em assumir as más notícias (dar a cara, falar verdade, assumir necessidade, dar perspectivas, explicar em nome de quê), mas já fizeram o erro quando prometeram o contrário.

Assim, que PPC tenha agora anunciado o “corte” de 50% no subsídio de Natal é mau, mas bem pior é a causa de tal anúncio (a incapacidade do pais em controlar os seus gastos e re-credibilizar-se perante mercados) e o facto de ter dito o contrário há apenas 3 meses Ta como Sócrates, que afirmava “nem pensar” e depois o fazia, por força das circunstâncias, 1 mês ou 1 ano depois, PPC volta a cometer mesmo erro.

O mote maior deste blog é “Só sei que nada sei”. A única certeza é não ter certezas! Esse é, como disse alguém, o único e mais verdadeiro ensinamento da filosofia e da história do pensamento humano. Mas em especial nas condições atuais do país e dos mercados, é ainda mais verdade. A falta de humildade e de capacidade de gestão da verdade por parte das nossas lideranças dita a sua qualidade… E não nos ajuda…

Sem comentários: