Pela primeira vez, Portugal conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. Miguel Santos, de 16 anos, estudante do 10º ano da Escola Secundária de Alcanena é o herói do momento. Regressou hoje da Holanda, onde foi premiado – e, tinha o ministro da Educação à sua espera no aeroporto.
Tendo eu próprio sido um dos primeiros portugueses a representar Portugal em Olimpíadas Internacionais de Matemática, e de em 1990 ter sido um dos dois primeiros portugueses a conquistar uma medalha em tais competições, não posso deixar de ficar particularmente feliz e de dar forte incentivo e apoio ao Miguel, pois sei bem o quanto é difícil aquilo que acaba de conseguir. Parabéns! Esteve também o Ministro – ele mesmo um dos maiores entusiastas das Olimpíadas da Matemática entre nós – ao deslocar-se ao aeroporto. É um grande feito! Esperemos tenha continuidade e não tenha sido apenas fruto de um génio, mas também de um trabalho de fundo em termos de preparação em matemática e criatividade (as olimpíadas exigem muito do aspecto criativo, não apenas do lado técnico, na resolução dos problemas) no nosso país .
1 comentário:
De parabéns estão todos os portugueses que em idades tão jovens representam o nossso país da melhor forma. Devem servir de exemplo e incentivo às gerações seguintes como prova de capacidade e de esforço. A presença de um ministro é importante mas não é tudo, num país em que a reforma da educação é um assunto que está sempre presente na agenda do dia, devemos olhar para estes exemplos e reflectir... afinal nem tudo está errado na educação e existem alguns resultdos que saltam à vista.
Parabéns Miguel.
MJC
Enviar um comentário