2011-07-25

Olimpíadas de Matemática: Ouro ao fim de mais de 20 anos!

Pela primeira vez, Portugal conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. Miguel Santos, de 16 anos, estudante do 10º ano da Escola Secundária de Alcanena é o herói do momento. Regressou hoje da Holanda, onde foi premiado – e, tinha o ministro da Educação à sua espera no aeroporto.

Tendo eu próprio sido um dos primeiros portugueses a representar Portugal em Olimpíadas Internacionais de Matemática, e de em 1990 ter sido um dos dois primeiros portugueses a conquistar uma medalha em tais competições, não posso deixar de ficar particularmente feliz e de dar forte incentivo e apoio ao Miguel, pois sei bem o quanto é difícil aquilo que acaba de conseguir. Parabéns! Esteve também o Ministro – ele mesmo um dos maiores entusiastas das Olimpíadas da Matemática entre nós – ao deslocar-se ao aeroporto. É um grande feito! Esperemos tenha continuidade e não tenha sido apenas fruto de um génio, mas também de um trabalho de fundo em termos de preparação em matemática e criatividade (as olimpíadas exigem muito do aspecto criativo, não apenas do lado técnico, na resolução dos problemas) no nosso país .

1 comentário:

MJC disse...

De parabéns estão todos os portugueses que em idades tão jovens representam o nossso país da melhor forma. Devem servir de exemplo e incentivo às gerações seguintes como prova de capacidade e de esforço. A presença de um ministro é importante mas não é tudo, num país em que a reforma da educação é um assunto que está sempre presente na agenda do dia, devemos olhar para estes exemplos e reflectir... afinal nem tudo está errado na educação e existem alguns resultdos que saltam à vista.
Parabéns Miguel.

MJC