2009-11-19

Leitura Obrigatória...

EDP torna-se na segunda maior empresa de energias renováveis... nos Estados Unidos! Através de um investimento de 4 mil milhões (a notícia noutros jornais fica-se pelos 2,7 mil milhões...)
O lado positivo:
- o alcance da política de internacionalização da EDP, no mercado mais competitivo do mundo... que não seria possível se a EDP fosse uma empresa pública...
- o significado desta aposta em termos ambientais, até por serem os Estados Unidos os "meninos feios" do "ocidente" nestas matérias (pelo menos aparentemente...).

Mas... : será que por cá não havia ainda espaço para mais investimentos? Num mercado "interno", em que 85% da energia consumida é importada, o mercado interno promete absorver qualquer aumento de produção "in Portugal"... Ou será que por razões burocráticas o investimento demoraria muito mais? Ou que as condições de rentabilização seriam menores? Ou será que é apenas o impacto mediático que tem um investimento nos EUA face a um equivalente em Portugal, e o que ele promete em termos de potencial futuro, nos EUA e na abordagem a outros mercados?
Era interessante compreender o porquê desta decisão de gestão estratégica da EDP...

1 comentário:

Francisco disse...

A diferenças nos valores das noticias resultam de:
1 EUR = 1.4987 USD

A EDP investe (como um privado) nos EUA pelo mesmo motivo:
1 EUR = 1.4987 USD

"por cá não havia ainda espaço para mais investimentos?" é uma pergunta pertinente para a qual os portugueses merecem resposta.