2009-11-17

Desenvolvimento e Corrupção... um dos problemas do país...

Desenvolvimento não é crescimento, nem é mera criação de riqueza. É um conceito abrangente, em que se incluem as liberdades políticas e o acesso à justiça, o bem estar económico, a dimensão social, o acesso a serviços básicos como a alimentação, educação ou a saúde.

A comparação entre países pode fazer-se recorrendo a numerosos indicadores, o mais usado sendo o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), desenvolvido por Amartya Sen (Prémio Nobel) e Mahbub ul Haq e utilizado pela ONU e pelo PNUD. Além do PIB per capita, ele contempla factores como a taxa de mortalidade infantil e a esperança média de vida, as taxas de analfabetismo e de escolarização.

Os estudos sobre desenvolvimento mostram que numerosas variáveis explicam o sucesso ou insucesso de um país e a sua capacidade de gerar bem estar aos seus cidadãos, e que nenhuma variável só por si pode explicar o desenvolvimento, longe disso.

Mas mostram algo muito curioso: há UMA VARIÁVEL (e uma só...) que mostra uma CORRELAÇÃO NEGATIVA muito estreita com o DESENVOLVIMENTO, ou seja: quanto MAIS ALTA o valor desta VARÍÁVEL, MENOS DESENVOLVIMENTO. Qual é essa variável? CORRUPÇÃO!

Noutros termos: quanto MENOS CORRUPÇÃO, MAIS DESENVOLVIMENTO... ou MAIS CORRUPÇÃO, MENOS DESENVOLVIMENTO...

Partidos sob suspeita, Corrupção a descoberto são causa - mas também sintoma e efeito - de falta de CONFIANÇA, precisamente o cimento essencial a qualquer sociedade...

A luta contra o pântano em que os Portugueses sentem estar a Justiça e a luta contra a corrupção têm de ser prioridade.

Claro que há situações, na Europa, potencialmente piores do que a nossa... Mas isso não nos auxilia particularmente...

Sem comentários: