2012-04-25

Afinal a Maçonaria não é assim tão secreta...

Ao contrário de alguma opinião publicada e de ideias feitas, há videos e artigos, aos milhares, sobre a Maçonaria, a sua história, os seus princípios, as suas actividades e até os seus códigos...

Em Portugal, além dos diversos sites "livres" e dos sites oficiais das diversas "obediências", na Rua do Grémio Lusitano, na sede do GOL - Grande Oriente Lusitano -, a mais antiga obediência Portuguesa, existe um mueu aberto ao público, que conta a história da Maçonaria, no mundo - incluindo o papel dos maçons na Revolução Americana e na Revoluçao Francesa -, e em Portugal, desde o seu nascimento ao seu papel na implantação da República (e a ligação dos maçons à Carbonária), ao seu papel na expansão do sistema educativo, a sua sobrevivência durante o Estado Novo e já após o 25 de Abril. Lá se podem encontrar muitos nomes de Portugueses ilustres e conhecidos que eram maçons.

Mas, de modo ainda mais explícito, em França, o Grand Orient invite les candidats à la présidentielle à débattre... ou seja, a Maçonaria convidou publicamente os diferentes candidatos à Presidência a debaterem, em sessão especial, as suas ideias, com os Maçons... Menos secreto era difícil... (nota: excluiram dos convites M. Le Pen... por defender ideias contrárias à liberdade de consciência e de igualdade entre os homens, contrariando os princípios de universalismo e humanismo da Maçonaria).

Sem comentários: