2012-04-22

Porque não cresce o país? A usura bancária

Bancos têm substituído credito às empresas estatais pela compra de dívida pública portuguesa... Quem o admite é... CEO de um banco! Fernando Ulrich, do BPI, no caso. Que o faça com esta tranquilidade é chocante.

O problema é que não é só a empresas estatais. Os bancos não emprestam às empresas!  Esta a razão de fundo pela qual a economia nao cresce! Pois economias precisam de crédito para crescer e lançar novos projectos, e para exportar!

Vejamos: os bancos financiam-se no BCE e nos 12 mil milhões previstos no pacote da "Troika", a 1% e a 3,5% (que todos pagamos! dos impostos!) para... comprar divida ao Estado de curto prazo e ganhar dinheiro facil?

Ou seja: UE e Estado Português empresta-lhes a 1% e 3,5%, para que possam ajudar a economia - dando crédito a actividades produtivas, o que devia ser o cerne e objectivo da actividade bancária - e esses bancos re-emprestam-no ao Estado a 5 e 6%!!!??? Escandaloso! E, quando emprestam, é apenas às grandes empresas...

Mas mais escandaloso é o comportamento dos nossos governantes (actuais e anteriores, nacionais e europeus), que permitem isto. Pois não era difícil, tal como se estabelecem Triers, impor taxas mínimas de crédito a empresas e taxas máximas de exposição a dívida pública, para impedir isto! É o auge da má governação, pois pagamos isto:
- com impostos
- com desemprego
- com falências
- com um país sem caminho de crescimento!

E uma nota: até o BCE já defende a necessidade de políticas de crescimento...

Actualização: após algumas semanas, duas eleições e alguns calafrios... "crise grega incendeia juros" enquanto em Portugal os incumprimentos e incobráveis crescem...

Sem comentários: