2012-04-20

Positivas… Portugueses de excelência…

Goste-se ou não do estilo do decano dos presidentes do futebol português, haverá sempre uma era antes e depois de Pinto da Costa na história… São mais de 200 títulos em desportos seniores, dos quais mais de 50 em futebol, sete deles m provas UEFA e FIFA… Ler mais: Expresso: 30 anos de FC Pinto da Costa.
Como escreve José Mourinho: ““É que, tal como há um grupo de eleitos entre os jogadores, entre treinadores, também há um grupo de eleitos entre dirigentes. E aqui, Pinto da Costa ocupa seguramente a nível mundial uma posição no topo”, escreve Mourinho” (in Publico).
Não por acaso, na gala Globe Soccer Awards, no Dubai, Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, recebeu o prémio carreira, sucedendo ao dirigente do Milan Adriano Galliani. É um prémio de dimensão mundial.
Somam-se aqueles 219 umas dezenas largas noutras modalidades amadoras, como o bilhar ou o boxe ou a natação, e umas centenas de títulos em escalões juniores. O argumento de que seriam os árbitros não colhe: o FCP não é tão rico que pudesse “pagar” árbitros em tantas competições, tantos anos, em tantos desportos, incluindo a nível internacional… Não se nega que aqui e ali poderão surgir suspeitas, e alguns comportamentos menos próprios, mas isso não pode ocultar que, por trás de tantos títulos e transferências milionárias, tem de estar uma gestão competente e uma ambição que permite não temer a competição com os mais fortes, e que ainda há uns meses o levou a acreditar dever manter mesma equipa vencedora a Liga Europa para tentar a Champions League! Como fez com Mourinho, a quem convenceu a ficar, usando os argumentos certos, segundo o próprio...

Sem comentários: