2009-05-31

Dia Mundial do Não Fumador

Dia Mundial do Não Fumador...Começo com uma declaração de interesses: sou um anti-tabágico. O fumo incomoda-me. E tudo o que se refere a tabaco inestético. Não lhe vejo nenhuma vantagem.
Sou a favor de uma lei mais radical do que a nossa em termos de fumo em locais fechados de uso público, do género: "É proibido, ponto." E de um escrupoluso respeito pela mesma. Com multas pesadas para os proprietários dos espaços onde se fume, contra a lei.

Entendo, porém, que haja quem queira manter ou entrar neste vício. É um direito: desde que não prejudique terceiros, algo possa/deva, ser proibido. É a regra básica da Ética.

Por isso acho que não se deve subir preços que se crie mercado para o "mercado negro" e o tráfico... A Lei Seca e o modo como o tráfico de "droga" se tornou num dos maiores cancros do planeta, com fortes ligações a problemas de sáude pública e de segurança internacional, como o colapso de Estados, o tráfico de armas ou o terrorismo, mostram que esse não é um bom caminho...

em suma, penso ser mais eficaz a ASAE ter um site onde qualquer cidadão enviasse uma mensagem a denunciar o desrespeito pela "Lei do Tabaco", e a fazer as entidades proprietárias a pagarem as devidas multas, do que subir preços ou ter imagens chocantes nas embalagens: isso tem vindo apenas a criar mercado para os produtores de "capas" de maços... [espero, no sentido de ter esperança, que alguém mostre que estou enganado, e que nos países em que tal foi introduzido essa medida produziu resultados.. como o fez a lei da proibição total de fumo em locais públicos, na Itália, por exemplo - quebras de 40% do consumo!]

Sem comentários: