2011-04-24

Escolhas e realidades…

E nós a vê-La subir… com o fim de alguns dos artifícios contabilísticos que têm vindo a ser criados nos últimos 25 anos, a dívida real será revelada aos poucos… Parece que três Parcerias Público-Privadas (PPP) bastaram para elevaram os números reais para 9,1% do PIB de deficit e 93% de divida pública. A ver vamos até onde vai esta subida, que contrasta com muitas descidas: as das transações imobiliárias foram de 18% num trimestre! E se irão descer mais, com o acordo com o FMI-UE-BCE e com novas regras e limitações ao crédito, que até já nos Estados Unidos irão ser implementadas…

Quanto ao resto: temos agora dois caminhos – o do modelo Europeu e de sairmos da nossa rota de há décadas e desviarmos para um outro, o da saída da UE, da NATO, da OCDE, etc, etc.…Para os que acreditam que o caminho das sociedades Europeias continua  a ser o único que nos convém, temos duas opções nesta altura:

  • a via do diálogo
  • a via do confronto permanente.

Para os que acreditam na via do diálogo, como único caminho, e que sabem que em democracia as pessoas inteligentes debatem ideias, as medianas debatem situações e as medíocres debatem pessoas, aconselha-se este artigo e esta entrevista. Obviamente que as pessoas são o problema quando são a barreira “concreta” ao debate, ao diálogo, à procura de soluções e à implementação das boas ideias… ). E todos nós sabemos que não basta marketing ao nível da “promoção” e “publicidade”, é preciso que o produto seja de qualidade, vendido ao preço percepcionado como bom, e com o sistema de distribuição adequado ao cliente…

A história mostra-nos que, goste-se ou não, foi a união de forças que nos fez superar a crise 1983-1985… E não parece, por isso, que Soares esteja propriamente a tentar ajudar o PSD como diz Marcelo (ainda que isso possa acontecer fruto das suas intervenções)… Já o PSD não parece ajudar

Já a via do confronto não se compreende como pode melhorar a situação. As cedências e os compromissos, nesta fase, parecem ser a única alternativa…

Sem comentários: