2011-04-26

Coisas sérias… e Portuguesas! (apesar do nome :-)

A Francesinha foi eleita como uma das dez iguarias mundiais com pão pela AOL Travel… Melhor publicidade é difícil! E não custou nada! Apenas produzimos conteúdo! Porque gastronomia não é só “comida”… é gosto, é cultura, é identidade! Assim se gera turismo de qualidade!

francesinha42011

(esta Francesinha da foto, provavelmente, é da Locanda… a casa de Canelas – com uma segunda casa em Grijó, ambas em V. N. Gaia - que apresenta as Francesinhas no forno…).

Mais se informa que se confirma a teoria da Confraria da Francesinha de que, apesar de se reconhecer à Regaleira o nascimento da iguaria (1953), não se pode considerar existir uma receita “autêntica”…

O recente “top 10” da Time Out Porto, por outro lado, é claramente … escolha de Lisboetas… Não para ser demasiadamente considerado… Apesar de que a Francesinha do Santiago (em frente ao Coliseu, um pouco acima) que lidera a lista seja uma das melhores da cidade (merece visita), e todas as demais mencionadas sejam Francesinhas honestas, no mínimo. Mas colocar de fora o Ricardo (Leça e Matosinhos), a Diu, o Chamiço ou a Dypark (todas no Porto), e colocar o Bufete Fase no 8º posto dizendo que tem a inovação do “pão fofo”… não merece grandes comentários: O Bufete Fase, na Rua Santa Catarina, continua a ser, há mais de 20 anos, a Meca das Francesinhas, e o Zé Sempre em Pé o verdadeiro “Papa”, sempre com o primeiro lugar do ranking da Confraria das Francesinhas – entidade credenciada e credível para este efeito Sorriso . O segredo desta Francesinha reside em três áreas, a primeira, a do pão… passa por ser tostado antes e, por isso, crocante!! (ainda que uma modificação no processo produtivo, há cerca de 10 anos, o tenha feito perder alguma qualidade, pois a fatia de baixo passou a ser “pré-preparada” (essa fatia, o fiambre e o queijo são colocados antes e “reservados”, o que o amolece), o que justifica a sensação “pão fofo” em vez de crocante… uma perda…)…

1 comentário:

Lupe Ludonato disse...

Conversa de Facebook:

Pedro Pinheiro: Das referidas, não conheço a do Santiago. E concordo que Bufete Fase é muito boa! Proponho que um dia experimentes a do "Francesinha do Mar" perto do Modelo de Ermesinde (Alto da Maia).

Luis Maia Com camarao, tipo Cufra? Ou mais alguma inovacao?

Pedro Pinheiro Esquece o nome do restaurante e pede mesmo uma Francesinha normal! é boa! boa é também a do A.Cunha no Pinheiro Manso, tinha-me esquecido de referir anteriormente!

A. Cunha: ja foram. Originalmente, em Canelas, eram mt boas. Qdo vieram p o Porto.. continuaram mto boas... MAs com os anos foram perdendo qualidade... Ja agora: o MAdureira e o Charco, ambos em Rio Tinto, tb merecem referencia. Ja o Barcarola (q consta na lista da Time Out...), a Alicantina e o cafe em amorim, Povoa, apesar da fama, nao merecem visita... O Barcarola pela qualidade das carnes (mas continua a ser um sitio optimo, sobretudo o de Costa Cabral, para ver futebol); A Alicantina nunca evoluiu no molho, lastimavel creme de tomate; o cafe de Amorim por varias razoes, que vao do pao de hamburguer ate uso de ketchup.... De mencionar tb q Famalicao e Feira tem tb locais onde ha Francesinhas honestas. Q a Cufra mantem qualidade apreciada por muitos - ainda q se diga q higiene deixa algo a desejar... E q por exemplo o Nakité tem uma Francesinha de Setan (vegetariana) muito apreciavel....

Agir Portugal Requinte em Matosinhos...

Luis Maia O Requinte esta na lista da Time Out e da Confraria. O Bonn estava numa antiga lista da confraria... Tb nas listas estao francesinhas honestas, como o Capa NEgra ou a Cervejaria Galiza...


Hyun Taek Park Francesinha~! ^^ Deeeeeelicious~!!
há 2 horas · Gosto