2011-04-23

Lições e artigos para reflectir…

Há lições a que devíamos estar atentos.

1. O caso Islandês e um artigo sobre a visão nórdica sobre como reagir ao capitalismo financeiro global é um artigo que se deve ler com atenção, muita atenção.

2. Lê-se num artigo do Expresso sobre a Grécia, cujas taxas de juro no mercado secundário, após o resgate, já chegam aos 23% (!!!): “Mas o contexto negativo em que se move o governo grego do PASOK (da família socialista) tem, ainda, outra "ajuda" de peso: "Com exceção honrosa do Fundo Monetário Internacional no meio da cacofonia de vozes que se fazem ouvir, todas as outras partes envolvidas - Comissão Europeia, Banco Central Europeu, ministros das Finanças da zona euro e o próprio governo grego - estão a conduzir a política económica por megafone". A discussão sobre a estratégia face a este primeiro caso de resgate na zona euro é feita na praça pública dia sim dia sim pelas entidades-chave. Perentório, Bastian exclama: "Isto é uma receita para o fracasso!" É por esta razão que o diálogo de surdos pelos meios de comunicação social é contraproducente e é por isso que o apelo à contenção, feita entre outros pelo Compromisso Nacional, é essencial e não meras “palavras”… Para tentar ainda evitar males maiores, como o fim das pensões, previsto por Medina Carreira.

3. Recomendam-se também, sobressaltos cívicos e sobre a semana que foi, de Inês Serra Lopes e este outro, que em poucas palavras mostra como temos fracas lideranças, de João Marcelino… E o artigo sobre o directo com o Papa…)

Nas positivas: a abertura do 1º eco-hotel 100% energia verde, o potencial da mala com GPS… inventada na Maia! O crescimento de 22% das exportações de calçado e o reforço do investimento da Embraer em Évora. Agradecimentos ao Jaime Quesado, pelas dicas Sorriso  . E também se recomenda a entrevista aos Nabeiro.

Sem comentários: