2011-02-02

A importância de ser sede de organizações internacionais

Valença Pinto destaca importância de manter NATO em Oeiras | Económico
A importância de ser sede de organizações internacionais é muitas vezes subestimada, mas as vantagens são inúmeras. Desde logo para a cidade e região onde ficam sediadas – pelas gentes, pelo poder de compra, pela diversidade, pelo intercâmbio, pela elevação dos níveis culturais, sociais e económicos. Mas também pela influência que se consegue. E a influência hoje é capacidade de ter, em momentos críticos, capacidade de ter auxílios, apoios, ou de conseguir dados negócios.
O caso da China, que entre os argumentos usados para olhar Portugal com especial atenção em termos de investimentos estavam a sua presença e peso de influência nas organizações “ocidentais”, e sobretudo a sua actual presença como membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU. E, não por acaso, de modo acrescido, por ser o país que preside ao grupo de fiscalização das sanções da “comunidade internacional” à Coreia do Norte…
Do mesmo modo que os termos de troca dos bens, ou os ditos “preços internacionais de referência”, que em larga medida determinam quem é mais ou menos “rico”, são ditados pelo grau de poder, pela força militar, pela capacidade de influência… Pois em última instância os preços do café ou do cacau, ou de tantos outros bens, são formados bem longe de quem os produz… E são ditados por jogos de poder, mais do que por leis económicas “racionais”…

Sem comentários: