2011-06-22

Nuno Crato dixit… sobre Educação!

“é preciso um ministro que tenha a coragem de chegar e dizer: Gabinete de Avaliação Educativa está encerrada!” (4:33)
“O Ministério da Educação não deve fazer programas…”
“…desencadeou-se uma guerra com que ninguém lucra. [o que é preciso não é vergar os professores"], o que é preciso fazer é corrigir os erros que durante décadas foram cometidos pelo Ministério da Educação, pelo Ministério dirigista que temos tido”… (9:20)
“Governo teve coragem de afrontar os professores. Mas não teve coragem de implementar um exame de admissão na profissão, que prometeu. Espero que o faça. Um exame de entrada na profissão para os professores é uma medida simples e decisiva” (12:45)
“Acabar com o Ministério da Educação e constituir um Ministério pela Educação” (13:30) “Acabar com o ME que tenha a Educação como a sua pertença. E deve haver ME que tenha a Educação como seu objectivo, mais ligeiro, com mais liberdade para as Escolas e não aborreça os professores com coisas secundárias que faça apenas o que um ME em Portugal há muito não tem coragem de fazer: traçar metas e avaliar os Resultados. É só isso que nós precisamos…” (15:00)




Pois bem... Sr Ministro... e agora?
Temos 4 anos para medir a sua capacidade de concretização e de manter a coerência... Pelos critérios de sucesso apontados no post anterior (implementar e executar as políticas apresentadas no Programa do Governo)...

Promete….

Sem comentários: