2011-06-05

Previsões Moscardo de novo… “na Mosca” :-)

Além das previsões aqui deixadas a 12 de Abril que refletiam apostas feitas com amigos do PS (“abaixo dos 30%) e do PSD (“não chegarão à maioria, duvido que cheguem aos 40%”), o Moscardo deixou outras previsões pela internet. A  20 de Maio, num comentário a um amigo, no Facebook:

“PSD vai ganhar eleições.

O PSD falhou na "associação" de 12 de 15 anos PS ao estado da Nação (algo que era óbvio tinha de ser mensagem central) e Sócrates demonstrou que realmente só Portas tem um domínio de comunicação equiparável. Porém, no final, muitos dos potenciais votantes CDS-PP - inclusive votantes regulares PSD que dizem ir votar Portas à data de hoje, perante sondagens muito equilibradas, "voltarão" ao PSD na hora de colocar cruz, não por partidarite, mas por temerem vitória de Sócrates.

O CDS, apesar dessa transferência de ultima hora lhe retirar votos, penso que acabará ainda assim em redor dos 11 a 13%... Portas está a demonstrar uma cada vez mais apurada capacidade de gestão da comunicação e atua de modo brilhante, sendo ora popular ora Estadista, e com a calma de quem tem a quase-certeza de ir para o Governo e de ter conquistado para o CDS-PP o papel que era o o do Partido Liberal Alemão (FDP) durante décadas: sem ele não havia governo e ainda podiam escolher, a cada momento, quem era o primeiro ministro!

O Efeito simétrico - votantes tendencialmente BE e, residualissimamente, votantes CDU - que preferem votar PS a ter PSD e as suas politicas "ultra-liberais" :-) - já está reflectido nas sondagens. Acredito até que PCP terá 8%, mas também que BE vai realmente cair.

Quanto ao PSD perdeu de facto uma oportunidade de ter uma maioria. Em parte por inépcia e má gestão da comunicação, em parte por ter PPC preferido uma postura de verdade em relação às suas ideias pessoais... Penso que acabara onde as sondagens dizem, em redor dos 36 a 39%.

O PS penso que andará por onde dizem as sondagens mais baixas, pelos 31 a 35%. Se PSD for brilhantes nestes 15 dias, o PS poderia ser mesmo associado à crise e então a coisa voltava a minhas previsões iniciais, de há 2 meses: PS abaixo dos 30%.

Mas, sendo sincero, acho que pouco importa... a classe política atual mostra ser de muito fraca qualidade, intelectual e, sobretudo, ética e estrategicamente... E o pais precisava era de outra coisa... Nós todos temos de meter a mão na consciência...”

Sem comentários: