2009-07-18

Declaração Anti-Corrupção

Rui Martins, Director de Comunicação da Dianova, lançou um apelo, a que nos associamos, por vir de encontro às razões de ser e às convicções que justificam este blog: a questão ética como questão central ao desenvolvimento...

"Num movimento global sem precedentes, 24 Presidentes de Organizações internacionais como a Shell, GE, IKEA, BASF, endereçaram em Maio passado uma carta ao Secretário Geral das Nações Unidas pedindo uma acção firme contra a corrupção, identificada como uma séria ameaça ao desencorajar o investimento estrangeiro e dificultar a concorrência numa base Ética.

Reconhecendo a Ética como fundamento da actividade empresarial, é feito um apelo à mobilização dos Estados e da Opinião Pública contra a Corrupção, bem como à criação de um eficaz mecanismo de controlo da aplicação das resoluções internacionais. Só um movimento global poderá combater este flagelo, que se traduz em: custos acrescidos, competitividade distrocida, degradação da qualidade, quebra generalizada da confiança.

Deste movimento surgiu a Declaração Anti-Corrupção, que pode ser apreciada em
http://www.unglobalcompact.org/docs/issues_doc/Anti-Corruption/UNCAC_Letter.pdf.

A Declaração congrega:

em vista da próxima reunião de Novembro em Doha (Qatar).

A APEE (focal point nacional do UN Global Compact) congratula-se com esta Declaração e entende que é do interesse do tecido empresarial e demais organizações tomar uma posição de clara rejeição da corrupção.

Assim, os próximos passos, serão:
- Julho: difusão da Carta e Declaração
- 30 Setembro: cerimónia pública de assinatura da Carta e Declaração
- Até 30 Outubro: subscrição da Declaração online no site da APEE
- Novembro: envio das subcrições ao Secretário Geral das Nações Unidas (pre-reunião Doha).

Dê conhecimento à Administração da sua Organização, (caso não seja o/a Administrador/a) e através de outros canais preferenciais que julgue mais relevantes para uma tomada de posição."

PS: e leia este curioso artigo de uma Portuguesa que se destaca na luta contra a corrupção no universo da ONU...

Sem comentários: