2009-09-18

Sondagens vs. Análise Política...

Como previsto, o Margens de Erro deixa-nos mais informação sobre sondagem UCP-CESOP, e disponibiliza ainda a sondagem Aximagem. Tal como a anterior (UCP-CESOP), ela apresenta uma subida do PS, uma ligeira descida do PSD e um BE num sólido 3º lugar.
Como descrito em detalhe em post anterior, a previsão do Moscardo é a de que o PS não ganhará tão "folgadamente", nem o BE será a 3ª força no Parlamento Português... Tal ideia baseia-se na convicção de que:
- os últimos dias representarão transferências de votos importantes (e, portanto, ainda não reflectidas nestas sondagens realizadas a duas semanas das mesmas) e
- os fait-divers TVI, votos comprados, escutas suspeitas na Presidência da República, bocas de Ministros espanhóis, leituras de mails alheios, e outros, não terão tanto impacto na escolha FINAL (a de dia 27, que dia 26 ainda é dia de reflexão!) como a guerra dos "bichos papões" (Papão "A ultra-conservadora e retrógrada MFL como Primeira-Ministra?" contra o Papão "Louçã no governo com Sócrates?" - e parece que Ana Gomes decidiu reforçar este último :-).

Sem comentários: