2009-09-13

Bussola Eleitoral: Use antes de votar... (act)

Recomenda-se vivamente a efectuar o teste BUSSOLA ELEITORAL mesmo que não faça parte dos indecisos... e olhe que demora poucos minutos, ...
Desenvolvido pelo ICS (Instituto de Ciência Sociais em parceria com uma reconhecida entidade Holandesa nesta área), a BUSSOLA ELEITORAL é um teste onde qualquer cidadão pode tentar compreender melhor o seu próprio posicionamento político em PORTUGAL.
Os resultados são bastante interessantes e podem divergir, de modos até surpreendentes, dos de outros testes - nomeadamente o Political Compass (que aborda apenas a orientação política, e que é o mais antigo destes "testes de orientação política) e o EU Profiler (que incluí já a proximidade aos Partidos Portugueses e até Europeus), já mencionados em artigo anterior. A explicação para diferentes resultados é a diversa estruturação das questões, mais centradas na forma como são colocadas, hoje, no debate político Português.

Após 28 questões de escolha múltipla (face a cada afirmação podemos optar entre 5 opções, do "concordo totalmente" ao "discordo totalmente"), seguem-se 2 questões "extra", uma sobre a afinidade com os partidos/coligações nacionais (incluí todos, mesmo os que não têm por ora presença parlamentar) e "empatia" com os líderes dos mesmos.
Imediatamente a seguir surgem duas classificações:
1. uma referente à proximidade face a cada um dos partidos, que se faz a partir de dois eixos:
- Esquerda vs. Direita
- Libertário/Cosmopolita vs. Tradicional/Nacionalista
2. Uma outra classificação referente ao grau de concordância com cada um dos partidos, em %.

PS: entretanto continuam a sair as sondagens, que indicam forte proximidade entre PS e PSD, e entre BE, CDU e CDS-PP. Hoje foi divulgada uma sondagem da Universidade Católica para Dn, Jn e RTP (mas recomendamos a leitura da ficha técnica completa, no Margens de Erro)

Sem comentários: