2009-09-24

Uma curiosidade...

Ao fim de 179 votos na sondagem deste blog, há uma clara sobre-representação dos votos brancos, MEP e outros pequenos partidos, que atingem 15,5%. Corrigindo este "grupo" para 5,16% (+/- 5% em eleições anteriores), obtêm-se para o "quinteto" resultados curiosos:

  • PS: 38,71%
  • PSD: 30,97%
  • BE: 10,32%
  • CDS-PP: 8,39%
  • CDU: 6,45%

Ou seja: este blog parece ter leitores quase-tão-representativos como as amostras das sondagens :-) , pois seus resultados são com eles coincidentes, apesar amostra muito mais reduzida!

Já agora uma nota: a sondagem da CESOP-UCP, de acordo com a ficha técnica disponibilizada pelo Pedro Magalhães, no blog de verdadeiro serviço público que é o Margens de Erro, indica mais 4367 inquéritos validados! É uma sondagem com uma amostra extraordinária para a proporção do país. Os seus resultados são validados pelas outras 3 sondagens publicadas nas últimas 24 horas. Se os resultados diferirem destas sondagens... a única conclusão é a de que os Portugueses decidem mesmo no último minuto (o que não seria novidade, dada quantidade de coisas que deixamos para o último minuto :-) ), mas creio que seria mesmo injusto acusar as empresas de sondagens de não tomarem todas as precauções necessárias ou de usarem metodologias inadequadas!

Sem comentários: