2009-09-15

Adriano Moreira lança novo livro: A Circunstância do Estado Exíguo"

O Professor Adriano Moreira lança novo livro: "A Circunstância do Estado Exíguo". Apresentação pelo Professor João Carlos Espada, dia 16.SEt.09, no Instituto de Defesa Nacional (Calçada das Necessidades, 5, Lisboa).
O conceito, que o Professor nos tem trazido há já mais de uma década, e de que penso ser o autor, é cada vez mais pertinente. Ninguém como ele, em Portugal, para o tratar. E nenhum momento mais apropriado para o seu lançamento do que o período eleitoral, em que se deveriam debater estes, que são os verdadeiros temas da política.
Partindo de ideias como a perda de graus de soberania e de espaço de decisão, e da passagem de um Estado Independente a Estado Exíguo, o Professor Adriano Moreira mostra como a abordagem estratégica tem de se alterar radicalmente, e ajustar-se a novas realidades de contexto internacional. Para o Professor, ainda que tenhamos a ilusão de manter a "Forma" do Poder e, até, a sua "ideologia", a "Sede" de Poder mudou-se, e esse o dado inelutável que importa considerar. "Portugal" mantém o nome, mas refere-se hoje a uma realidade diferente da de há uns - poucos - anos atrás. Não temos, hoje, verdadeiro poder de decisão sobre numerosas questões, mesmo as da Ordem interna. Convinha actualizarmos o discurso e repensar estratégias e caminhos. São estas ideias que deveriam ser os pontos de partido do actual debate político, para que as propostas lançadas pelos diferentes partidos no debate não fossem desligadas do mundo que nos rodeia e/ou irrealizáveis quimeras...

Sem comentários: