2009-09-21

Educação. Bolonha.

Legalmente, em Portugal, fez-se uma péssima escolha de vocábulos para os graus académicos obtidos em cursos pós-Bolonha:
  • um plano de estudos de 3 anos passou a chamar-se licenciatura, nome usado anteriormente para cursos de 5 anos (ou 6, em alguns casos - Medicina e Arquitectura)
  • quem completar os 5 anos dos Mestrados Integrados de Bolonha obtém agora o grau de Mestre e são equiparados a quem fez Mestrados "pré-Bolonha", num total de 7 anos

Problemas maiores do que a questão dos nomes foram as consequências pois isto gerou outras aberrações e injustiças: alguém que fez o curso de 5 anos pré-Bolonha (Licenciatura de 5 anos) está hoje atrás de quem estuda, hoje, os mesmos 5 anos (mas que são "Mestres"), e está ao nível de quem estuda apenas 3 anos (agora designados de "licenciatura"), tendo de fazer dois anos suplementares se quiser equiparar-se a estes novos "Mestres". Isto não é apenas uma questão de títulos: aplica-se a candidaturas a bolsas de Investigação, concursos para a função pública, etc... Bolonha precisa de muitas melhorias...

Parece ser injusto e descabido e por isso propomos assinatura de petição, já a pressionar a AR a eleger: aqui.

Aproveitamos o tema - educação - para voltar a relembrar a obrigatoriedade de ler o discurso de Obama na abertura do ano lectivo, já mencionado em post anterior, e que foi dirigido a todos os alunos dos EUA... mas poderia ser dirigido a todos nós...

1 comentário:

Daniel Bordalo disse...

Muitos comentários e opiniões se tem lavrado acerca do novo método (Bolonha). Aqui vai mais uma: considero que ainda é muito cedo para poder avaliar as consequências deste novo modelo.
Primeiro porque a maioria dos professores não o aplica, continua-se a avaliar os alunos com recurso a frequências. Eu acabei a licenciatura este verão e apenas um de todos os professores que tive aplicaram o modelo nas suas prerrogativas. E devo acrescentar que foi a cadeira que mais trabalho me deu, mas se me perguntarem o que dei, ainda hoje consigo elencar a maior parte da matéria dada.
Segundo, não podemos continuar a fazer a distinção entre licenciaturas pré e pós Bolonha. Pois eu pergunto, no dia em que o último licenciado pré Bolonha se reformar, vamos continuar a desvalorizar as actuais licenciaturas?
Bolonha tem vantagens e desvantagens, mas mais vantagens do que desvantagens. Se queremos que resulte temos que olhar em frente e deixar de estabelecer comparações com o passado.
Fiquem bem…