2009-09-18

Nova previsão do Moscardo

Nos próximos dois dias - sexta e sábado - sairão diversas sondagens. A previsão do Moscardo é: darão um aumento da vantagem do PS... que nalguns casos sairá da "margem de erro"... e passará a ser "simpática", com aproximação aos 40%. De onde vêm estes votantes? Na Interpreteação do Moscardo: do BE e dos indecisos. esta eleição decide-se à esquerda, ao contrário do normal (votantes entre PS e PSD, ou seja, ao centro). A eleição decide-se na capacidade que o PS tenha de convencer eleitores que estão entre a abstenção, o branco, o voto na CDU e, sobretudo, muitos que estão inclinados a votar BE, de que mais vale a pena votar PS e em Sócrates do que arriscar a que a dispersão de votos à esquerda (que continua claramente próximo ou acima da fasquia dos 60% de votos no seu total) leve a que o PSD e, sobretudo, a "conservadora" e "cinzenta" Manuela Ferreira Leite, possa chegar ao poder.
Este "papão" só pode funcionar a favor do PS, porque é MFL a actual líder do PSD. Com um outro líder a quem fosse mais difícil colar uma imagem tão conservadora, o PS teria bem mais problemas. Curiosamente, a entrevista dos Gato Fedorento não ajudou o PS: MFL surgiu muito mais jovial do que era expectável...
Mas as sondagens a publicar são anteriores a tal programa...
Vamos ver se o Moscardo acerta novamente...

5 comentários:

MAF disse...

O meu palpite é exactamente o oposto: penso que nas várias sondagens deste fds, vai continuar o empate (ainda mais renhido) e talvez mesmo o PSD passe à frente do PS nalgumas delas.
A explicação é essencialmente esta: muitos dos indecisos são ex-votantes PS, e estão agora a decidir em quem votar sendo certo que já decidiram que Sócrates é que nem pensar. Alguns deles irão para o PSD, o que será suficiente para manter o empate. O BE irá reduzir um pouco face ao fds passado, mas não o suficiente para o PS sair tão folgado... É o meu palpite.

Augusto disse...

Está enganado , os desejos não são realidades...

A sondagem publicada há pouco dá o seguinte resultado

PS 38% sobe 1 ponto
PSD 32% desce 3 pontos
BE 12% SOBE UM PONTO
CDU 7% desce um ponto
CDS 7% sobe um ponto

O PS se está a ir buscar eleitorado, é ao PSD, e não ao BE

Anónimo disse...

sondagem publicada onde?

O Moscardo disse...

Também gostaria de saber onde foi publicada a referida sondagem :-)

MAF disse...

O Augusto tem razão. Essa sondagem está no site da RTP e no Sapo também. O meu palpite não se concretiza.
Mas aguardemos pelas restantes sondagens das empresas concorrentes...