2009-09-14

As eleições no Público e no i...

Há vários artigos interessantes no Público e no Jornal i por estes dias...

Um
artigo do Público indica quais os objectivos de cada partido no início desta campanha que, segundo o jornal, está empatada mesmo após o debate entre ambos os líderes dos maiores partidos (ver comentários do director do i, de uma "família PSD" e de uma "Família PS" ), e promete ser "uma das mais quentes de sempre" (dado o sex-appeal dos concorrentes, supõe-se...). O Público ainda um outro artigo sobre os partidos que, por ora, não estão na AR e tem o seu 1º deputado como objectivo...

A proposta de
Daniel Bessa, e de algum modo da COTEC, é clara: apoiar PME e beneficiar fiscalmente quem exporta. Mira Amaral, ex-ministro de Cavaco, vai na mesma direcção: empresas e exportação. mas vai mais longe: vai votar em branco, acusando PS e PSD de incapacidade perante a crise e de falta de seriedade, ao não olharem para um deficit de 6% e uma dívida pública na casa dos 100%, continuando a prometer subsídios e apoios.. Acusa também o próprio Presidente de falta de visão... Aguardam-se reacções dos partidos (mas infelizmente o debate sobre modelos de desenvolvimento não tem sido o forte dos diferentes partidos...).

Sobre o país real,
o i mostra como a "geração Erasmus" vê o país e a sua própria situação... de casa dos pais... Algo em que vale a pena reflectir: o grau de autonomia dos estudantes universitários e dos adolescentes que saem de casa dos pais aos 17, 18 anos, nos países do norte da Europa, são uma das principais razões para o seu sucesso, pois estimula fortemente a auto-responsabilização, a capacidade empreendedora, os hábitos de trabalho e disciplina, e os níveis de civismo... Esta saída é estimulada pelos próprios pais, e é possível graças um mercado de trabalho temporário muito flexível, a bolsas e, hoje, sobretudo graças a empréstimos... Não seria tempo de pensar num modelo semelhante, em massa, entre nós?...

Os ecos internacionais da campanha que agora se inicia não são os melhores... Nem de
Angola, nem de Espanha (países com uma enorme importância histórica e presente - sobretudo na vertente económica e societal, dado números de i/emigrantes).

Por fim:
Em Lisboa: verbas do Casino, que só Santana queria, servem para pagar
obras nos miradouros (realizadas pela Câmara PS), que re-abrem antes do final do mês, ou seja, duas semanas antes de eleições :-)
Em Gaia:
Almeida Santos elogia Menezes, e gera polémica...
Em Oeiras: Isaltino afirma que quer "
dar lição" aos partidos... sobretudo em termos de democracia interna...

Por fim, o destaque para um dos rostos mais marcantes desta campanha, a Ministra da Educação...

Há municípios, como Oeiras, Braga, Faro, Matosinhos, e outros de entre os maiores do país, que são competitivos (vencedor é incerto): Alguém tem sondagens?

Sem comentários: